BEM AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA.
WELCOME

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

NÚMEROS INTEIROS 7 ANO

@Débito em conta corrente: é o valor subtraído da conta bancária de alguém. Quando uma pessoa gasta mais dinheiro do que tem em sua conta bancária, o saldo torna-se negativo; 
@Crédito: é o valor acrescido aos bens monetários de alguém. O salário depositado em conta-corrente é um crédito. Quando alguém paga suas contas em dia e não tem seu nome incluído no cadastro de serviços de proteção ao crédito, diz-se que essa pessoa tem crédito na praça.
Observe a seguir um exemplo de planilha de Débito x Crédito. Ela pode ser modificada de acordo com os itens que se deseja acrescentar ou excluir. Trata-se apenas de um exemplo, pois as despesas mensais variam de acordo com a família. Compare os créditos com os débitos. No fim de cada mês, é necessário verificar o saldo final. (VR) O time de Beto já disputou seis jogos em um campeonato:

(VR) Indique os números correspondentes às temperaturas em A, B, C, D no termômetro da figura:
(VR) Na reta Numérica, A, B, C e D são nessa ordem, pontos correspondentes às temperaturas – 8⁰, + 22⁰, - 17⁰ e + 5⁰. A localização desses pontos no termômetro é:
(A) c – a – b – d       (B) b – a – c – d      
(C) d – a – b – c        (D) c – b – a – d 
(VR) Observe o fuso horário de outras importantes cidades em relação a Brasília e complete os espaços:
(a) 20h em Brasília ..... em Nova York
(b) 12h em Buenos Aires ..... em Brasília
(c) 7h em Paris ..... em Moscou
(d) 16h em Moscou ..... em Buenos Aires
(VR) Construa uma reta graduada colocando nela os números inteiros e responda:
(a) Saindo de -2 e andando +3, a que número vamos chegar:
(b) Quanto devemos andar para sair de -1 e chegar a -5:
(c) Que número fica mais a direita na reta: +2 ou -3:
(d) Que número fica mais a direita na reta: -3 ou -2:
(e) Que número fica mais a direita na reta: +3 ou +2:
(VR) Considerando a reta graduada, responda:
(a) O conjunto A dos números inteiros que estão à direita de -3:
(b) O conjunto B dos números inteiros de -1 até +5:
(c) O conjunto C dos números inteiros que estão entre -1 e +5:
(d) O conjunto D dos números que estão à esquerda de +2:
(VR) Observe no quadro o saldo bancário de cinco pessoas.Escreva os números inteiros correspondentes aos saldos dessas pessoas.
Ex.: João -350,00
Faça a comparação desses números nos seguintes casos, usando > ou <:
(a) João ..... Marta                     (d) Marta ..... Lucia            
(b) André ..... Marcelo              (e) Lucia ..... André     
(c) Marcelo ..... João                 (f) Lucia ..... Marcelo
(VR) Que números representa o ponto A em cada uma das retas graduadas:
(VR) Desenhe uma reta graduada e nela coloque adequadamente os pontos:
(a) A = + 5              (c) 0 = O                (e) B = - 3       (g) C = - 7
(b) D = + 2              (d) E = - 1              (f) F = - 5       (h) G = + 4
(VR) (SARESP) Os números -2 e -1 ocupam na reta numérica abaixo as posições indicadas, respectivamente, por quais letras:
(A) P, Q       (B) Q, P       (C) R, S       (D) S, R
(VR) Em uma cidade da Europa, durante os oito primeiros dias de janeiro de um certo ano, foi registrada a temperatura ao meio-dia:
(a) Qual foi a temperatura mínima: em que dia ocorreu:
(b) Em que dia a temperatura registrada foi de 0C:
(c) Qual foi a temperatura registrada no dia 2:
(d) Qual foi a temperatura máxima registrada nesses dias: em que dia ocorreu:
(VR) O gráfico de segmentos mostra os 5 primeiros minutos de uma caminhada feita por Luana:
(a) Quantos metros ela percorreu nos 2 primeiros minutos:
(b) Quantos metros ela percorreu no 2 minuto:
(c) O que aconteceu do 3 para o 4 minuto:
(d) Nesse período de 5 minutos qual foi a velocidade média em m/min:
(VR) Em um dia de inverno, o serviço de meteorologia registrou a medida da temperatura de 4 em a horas em uma cidade de Santa Catarina. Responda:
(a) Qual foi a temperatura registrada às 4h:
(b) Qual foi a variação da temperatura das 20h às 24h:
(c) Qual foi a variação da temperatura das 4h às 8h:
(d) Qual foi a temperatura média do dia:
(VR) A tabela mostra a temperatura mínima registrada em uma semana de uma certa cidade. Qual o dia em que foi registrada temperatura:
(a) Mais baixa:
(b)E a mais alta:
(VR) A pirâmide seguinte tem o mesmo segredo. Complete-a com os números que faltam:
(VR) Observe o gráfico que mostra a temperatura máxima registrada em cada uma das cinco primeiras semanas do inverno em certo ano cidade de São Joaquim. Podemos afirmar que:
(A)a menor temperatura registrada foi de 0°C e entre a 2.ª e a 3.ª semanas a temperatura diminuiu 7°C
(B)a menor temperatura registrada foi de –7°C e entre a 2.ª e a 3.ª semanas a temperatura aumentou 1ºC
(C) a menor temperatura registrada foi de –7°C e entre a 2.ª e a 3.ª semanas a temperatura diminuiu 8°C.
(D)a menor temperatura registrada foi de –9°C e entre a 2.ª e a 3.ª semanas a temperatura diminuiu 5°C.
(VR) Dona Judite foi ao banco e verificou a movimentação de sua conta corrente. Para saber o saldo bancário de Dona Judite no dia 15/3, em reais, pode-se calcular:
 (A)200 – 35 + 52 – (450 – 280)    
(B)(200 + 450) – (35 + 52 – 80) – 100 – 100    
(C)200 + 450 – (180 + 7) – 200    
(D)(450 – 50) – (35 + 2 + 80)
(VR) Represente cada situação com os números inteiros:
(a) Um time já marcou 20 gols e sofreu 30 gols em um campeonato. Seu saldo de gols é: .....
(b) Um cliente do banco estava com saldo negativo de R$ 30,00 e fez uma retirada de R$ 50,00. Seu saldo é: .....
(c) Um elevador está parado no andar +3. se subir 8 andares, vai parar no andar: .....

(VR) Na reunião de condomínio do edifício Vila Nova, o síndico apresentou o saldo das contas do prédio nos primeiros seis meses do ano, conforme o quadro: após esses primeiros seis meses, o condomínio ficou com: débito(-), crédito(+)
(A) débito de 550 reais      (B) débito de 530 reais    
(C) crédito de 550 reais     (D) crédito de 530 reais
(VR) Observe o extrato bancário de Roberto. O saldo final de Roberto no dia 10/8/____ foi:
(A) positivo em 83,00      (B) negativo em 83,00   
(C) positivo em 120,00      (D) negativo em 150,00
(VR) Escreva e efetue a adição correspondente a cada situação e indique o novo saldo:
(a) o saldo era negativo de R$ 120,00 e houve um depósito de R$ 200,00:
(b) o saldo era positivo de R$ 95,00 e houve uma retirada de R$ 100,00:
(c) o saldo era negativo de R$ 55,00 e houve uma retirada  de R$ 60,00:
(d) o saldo era positivo de R$ 40,00 e houve uma retirada de R$ 40,00:
(e) o saldo era zero e houve um depósito de R$ 250,00:
(f) o saldo era positivo de R$ 495,00 e houve uma retirada de R$ 300,00:
(g) o saldo era positivo de R$ 427,00 e houve um depósito de R$ 139,00:

(VR) A tabela mostra a temperatura registrada às 9h e às 21h de um mesmo dia durante uma semana em um município. Complete essa tabela:
(VR) Veja as temperaturas de algumas cidades brasileiras. Qual a diferença entre a temperatura mais alta e a mais baixa:
(VR) Rogério tinha em sua conta bancária R$ 256,00. Durante a semana passada realizou as seguintes transações bancárias: depositou R$ 45,00; pagou a conta de luz no valor de
R$ 97,20; pagou a conta de água no valor de R$ 64,30; sacou no caixa eletrônico R$ 150,00. Seu saldo bancário ficou:
(A) positivo em R$ 10,50        (B) positivo em R$ 12,50    
(C) negativo em R$ 10,50       (D) negativo em R$ 12,50

(VR) Em uma cidade do sul do Brasil, no inverno, foi registrada uma temperatura de 2°C negativos durante a madrugada. Como, ao amanhecer, havia aumentado 5°C, a temperatura em graus centígrados, podia ser representada por:
(A) + 7       (B) + 5       (C) + 3       (D) + 29

(VR) A temperatura ás 23 horas era de 1 grau positivo. Entre essa hora e a meia-noite, desceu 2 graus. Da meia-noite ás 6 horas da manhã, desceu 5 graus. Das 6 horas da manhã ao meio-dia, subiu 10 graus.
Calcule sucessivamente:
(a) a temperatura á meia-noite:
(b) a temperatura ás 6 horas da manhã:
(c) a temperatura ao meio-dia:

(VR) Lali tirou do congelador uma refeição que estava a dois graus negativos. Aqueceu a refeição e a temperatura subiu 27 graus. A que temperatura ficou a sopa:
(A) 25       (B) 26       (C) 27       (D) 28

(VR) Na atmosfera, a temperatura diminui aproximadamente
1 C a cada 200m de afastamento da superfície. Sabendo que num certo local a temperatura na superfície é de 20 C, qual será a temperatura a 5km de altura da superfície
(A) 45 C       (B) 25 C       (C) 5 C       (D) – 5 C

(VR) Uma empresa registra todo semestre o saldo mensal de seus negócios (receita-despesa). A tabela e o gráfico abaixo registram os valores do primeiro semestre de um ano:
(a) Em que meses houve lucro e em que meses houve prejuízo:
(b) Qual foi o saldo final do semestre:
(c) Em que mês o prejuízo foi maior:
(d) Em que mês o lucro foi maior:
(e) De abril a maio o saldo aumentou ou diminuiu: em quanto:
Uma empresa registra todo semestre o saldo mensal de seus negócios (receita-despesa). A tabela e o gráfico abaixo registram os valores do primeiro semestre de um ano:
(VR) No início do dia, o saldo bancário de Caio era de
– R$ 112,00. Nesse mesmo dia, Caio fez um depósito de
R$ 1000,00; retirou R$ 310,00 e pagou uma conta de luz no valor de R$ 106,00. Qual era o saldo de Caio no final do dia:
(A) -  R$ 472,00     (B) + R$ 472,00     (C) -  R$ 528,00     (D) + R$ 696,00     (E) + R$ 684,00

(VR) Qual é o aumento da temperatura quando ela passa de:
(a) + 11,8 C para + 23,5 C
(b) - 8,5 C para + 1,5 C
(c) - 12,7 C para + 2,5 C

(VR) Se a temperatura de - 8C diminuir de 12C quanto ficará:
(A) – 20 C       (B) – 4 C       (C) 4 C       (D) 20 C
(VR) Observe estes cartões para responder aos testes 1 e 2:
(-20) branco  (0) verde  (- 2) azul   (- 22) amarelo  (2)vermelho

(1) Colocando-se os números em ordem crescente, em que posição ficará o cartão branco:
(A) 2ª       (B) 3ª       (C) 4ª       (D) 5ª

(2) Somando o número do cartão amarelo com o oposto do cartão branco, obtemos o número:
(A) do verde    
(B) do azul    
(C) do vermelho
(D) nenhum dos cartões

(VR) A soma dos números inteiros ímpares compreendidos entre - 8 e + 4 e igual a:
(A) - 20       (B) - 12       (C) + 20       (D) + 12       (E) – 7

(VR) A soma de quatro números inteiros é igual a - 5. Três desses números são + 17, - 20 e + 12. Qual é o quarto número:
(A) - 14       (B) + 14       (C) + 4       (D) - 4       (E) - 15

(VR) Use os sinais + , -, x, : e ( ) para tornar todas as igualdades verdadeiras.
(VR) Efetue as potenciações correspondentes:
(a) Base - 8 e expoente 3:                                        
(b) + 30 elevado ao quadrado:
(c) + 20 elevado ao cubo:                                         
(d) - 2 elevado à quarta potência:
(e) - 7 elevado ao quadrado:                                   
(f) - 2 elevado à sétima potência           
(g) Base 0 e expoente 5:                                            
(h) base - 1 e expoente 8:
(i) + 10 elevado à quinta potência:                         
(j) - 10 elevado à sexta potência:

(VR) Indique a operação usando símbolos e calcule o resultado de:
(a) adição de - 8 e + 5:                                          
(b) soma de + 7 com seu oposto:
(c) subtração de - 1 e - 7, nessa ordem:            
(d) produto de - 9 e 0:
(e) produto de + 5 e - 2:                                        
(f) o triplo de - 7:
(g) diferença entre 0 e + 6:                                  
(h) a diferença entre - 5 e + 5:
(i) + 6 elevado ao quadrado:                              
(j) - 10 elevado ao quadrado:

(VR) Indique o resultado de:
(a) o produto de 1,2 e + 0,6:                                   
(b) a raiz quadrada de + 3 1/16:
(c) o quociente de - 1,2 por + 0,6:                           
(d) as parcelas são - 3/5 e - 1/2:
(e) a soma de - 1,2 e + 0,6:                                       
(f) os fatores são - 3,5 e - 6:
(g) - 2/3 elevado à quarta potência:                      
(h) + 0,7 elevado ao cubo:
(i) a diferença entre - 1,2 e 0,6:                            
(j) a primeira parcela e o resultado são iguais a -1 4/5:

(VR) Considere as sentenças:
Quantas são verdadeiras: 
(A) 4       (B) 3       (C) 2       (D) 1       (E) 0
(VR) (Q) Veja os números escritos nas fichas:

A = ( - 2 )2     B = ( + 2 )2    
Qual é o valor de A . B:
(A) - 8       (B) + 8       (C) - 16       (D) + 16       (E) 0

(VR) Numa prova de 25 testes cada resposta certa vale + 4 pontos, cada resposta errada vale - 1 ponto e, cada resposta em branco, 0 ponto. Um aluno que deixar 6 testes em branco e acertar 9 dos que responder, ficará com quantos pontos:
(A) 36       (B) 27       (C) 26       (D) 20

(VR) Considere os números inteiros: - 15; - 10; - 8; - 1; 0; + 2; + 3; + 7; e + 10.
Quantos desses números são menores que o número inteiro - 4:
(A) 7       (B) 6       (C) 5       (D) 4       (E) 3

(VR) Um número x representa a diferença entre (-1)200 e (-1)201. O número x vale:
(A) 0       (B) - 1       (C) + 1       (D) + 2       (E) - 2

(VR) Maria calculou o valor da expressão numérica: - 22 + 20 - ( - 2)0 + ( - 2)2 e obteve:
(A) - 8       (B) - 6       (C) 0       (D) + 6       (E) + 8

(VR) Qual é o número que pode ser representado por:
(A) + 16       (B) + 9       (C) + 11       (D) - 9
(VR) São dadas as potências (- 3)3, (- 8)2, 72, (- 2)7 e (- 1)100. Quantas delas representam números inteiros positivos:
(A) 5       (B) 4       (C) 3       (D) 2       (E) 1

(VR) Há sete potenciações na tabela da esquerda cujos resultados estão na mesma posição na tabela da direita. Descubra quais são:
(VR) Antônio fez uma compra de R$ 350,00 para pagar uma entrada de R$ 200 reais e o restante em 2 parcelas iguais, sem juros. Essa dívida pode ser expressa por:
(A) (350 – 200) – 2 . (– 75)     
(B) (350 – 200) – 2 . (+ 75)    
(C) 200 + 2 . (–75)    
(D) 2 . (–75)

(VR) Numa cidade, a temperatura mais fria do ano foi de – 5ºC e a mais quente foi de 35ºC. Qual a diferença entre a temperatura mais quente e a temperatura mais fria:

(VR) Subtraindo-se 3 do dobro de um número, obtém-se um resultado igual à metade da soma de 2 com o triplo desse número. O número em questão é:
(A) + 5       (B) + 8       (C) – 5       (D) + 10

(VR) A expressão – [ –7 +(–13 + 8) – (–5 – 12)]  representa o número:
(A) – 29       (B) + 5       (C) – 5       (D) – 15

(VR) Substitua cada letra pelo respectivo número para determinar o valor de:
(a) 2x + 5y, quando x = + 7 e y = - 2
(b) xy + 2y, quando x = - 6 e y = - 3
(c) 3a - 7b, quando a = + 8 e b = - 7
(d) 2a + 5b - 10, quando a = + 10 e b = - 2
(e) 3a - 5b + 4c, quando a = - 1, b = - 1 e c = - 1
(f) 10 - a + ab - 2b, quando a = - 1 e b = + 3

(VR) Copie o quadro abaixo com as expressões numéricas. Pinte de vermelho os quadrinhos que contêm expressões com valor positivo, de marrom os que contêm as de valor negativo e de azul os que contêm as de valor zero:
(VR) Calcule os valores das duas expressões numéricas de cada item e relacione-os com o sinal <, > ou =:
(VR) Em um jogo de varetas, dois meninos determinaram valores para as varetas de acordo com a cor. João retirou 5 amarelas, 3 azuis, 4 verdes e 2 vermelhas. O número de pontos que João fez é:
(A) 21       (B) – 7       (C) + 3       (D) + 11
(VR) O cheque especial, um serviço oferecido pelos bancos a alguns clientes, permite que estes retirem, dentro de um limite estabelecido, uma quantia superior ao que eles têm depositado em conta. Veja o extrato bancário do pai de Luís. Analise cada linha deste extrato.
@ Nos dias 5/2 e 10/2, o extrato bancário da conta indicava saldo positivo: +100 e +30.
@ No dia 7/2, o saldo apresentado é negativo:
(a) Complete com os saldos dos dias 15/2, 20/2 e 26/2. Escreva se cada valor é positivo ou negativo.
(VR) Considere o conjunto dos números inteiros e escreva a cada item:
(a) O antecessor de zero    
(b) O sucessor de -5    
(c) O antecessor de -5    
(d) O antecessor de -2    
(e) O sucessor de 3    
(f) O sucessor de zero    
(g) O sucessor de -70    
(h) O antecessor de +95    
(i) O antecessor de -100

(VR) Se x = - 4, y = - 6 e z = + 12, calcule:
(a) x + y=
(b) (- 3).x =    
(c) z : y =    
(d) y – z =    
(e) z – y =    
(f) y : 3 =
(g) y + y =
(h) y . y =    
(i) y – y =
(j) y : y =

(VR) O cheque especial, um serviço oferecido pelos bancos a alguns clientes, permite que estes retirem, dentro de um limite estabelecido, uma quantia superior ao que eles têm depositado em conta.
(VR) Considere o quadrado mágico abaixo. Uma das alternativas seguintes comprova a situação:
(VR) Associe um número positivo ou um número negativo a cada uma das situações:
(a) um lucro de R$ 10,70:             
(b) um prejuízo de R$ 300,00:
(c) um avanço de 8 minutos:        
(d)  um atraso de 15 minutos:
(e) 20 m acima do nível do mar:   
(f) ficar parado:
(g) uma dívida de R$ 100,00:       
(h) descer 12 degraus:
(i) 21,5 m abaixo do mar:            
(j) ganhar R$ 6,20:     
(k) lucro de R$ 102,00:                 
(l) recuar 7 m:
(m) prejuízo de R$ 50,00:              
(n) Crédito de R$ 65,00:
(o) Débito de R$ 40,00:
(p) uma temperatura de 2 graus abaixo de zero:
(q) uma altitude de 527,3m acima do nível do mar:

(VR) Expressões numéricas:
(a) 81 + (- 20).(+ 4)=               
(b) (- 4).(- 7).- 30=    
(c) - 23 - (- 6).(+ 3)=                
(d) (- 9).(+ 6) - (+ 2).(- 27)=      
(e) 19 - (- 4).(+ 5)=                  
(f) 7.(- 3) - 9.(- 6) + 11.(- 2)=    
(g) 10:5 - 4=                            
(h) (7.8 - 60):(- 2) + 3=            
(i) - 3 + 12:4=                          
(j) - 2 + 3.5 - 12:6=    
(k) (- 16):4.(- 4)=                     
(l) 4.8:(- 2)=    
(m) 25:(- 5) + 3.2=                    
(n) (- 6).10 - 4:(- 2) + (- 5)(- 10)=
(o) 4.20:(- 10) + (- 32):(+ 16).(- 2)=
(p) (+ 5).(+ 11) – 37 - (- 2).(+ 14)=
(q) 18 - 3.(- 7) + 9.(- 4)- 20=

(VR) Copie as operações abaixo e complete-as. Compare-as colocando o sinal <, > ou =:
(VR) Em um jogo, o participante deverá sortear uma ficha numerada e jogar o dado. Se ele lançar o dado e conseguir um número par, o número da ficha deverá ser elevado ao quadrado e, se ele obtiver um número ímpar, o número da ficha deverá ser elevado ao cubo. Os resultados das jogadas deverão ser anotados e adicionados ao final de 3 partidas. Ganha o jogo quem tiver a maior soma. Pode-se afirmar que quem venceu o jogo foi:
(A) Maria, 10 pontos a mais       
(C) Maria, 9 pontos a mais
(B) Joaquim, 10 pontos a mais    
(D) Joaquim, 9 pontos a mais.
(VR) Cada operação está indicada por uma letra maiúscula e por uma barra no gráfico, complete-o com as letras que estão faltando:
(VR) A partir do quadrado mágico abaixo, a única afirmação falsa é:
(A) e - d = 2
(B) a + c = 3
(C) d : c = - 2
(D) b . d = - 6 
(VR) Complete a pirâmide de números racionais efetuando multiplicações:
(VR) Preencha as pirâmides e os quadrados abaixo:

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